Mulher na Engenharia: um espaço de ressignificação e respeito

Ao longo dos anos, as mulheres vêm conquistando os seus lugares e, dessa forma, influenciam outras mulheres a também serem donas do seu próprio processo. Além disso, com a dedicação aos estudos na área de construção civil, o trabalho da mulher na engenharia contribui para uma edificação pessoal, agregando cada vez mais ao espaço profissional.

Mulher na Engenharia: conquista de um pilar social

Ressignificar o espaço de trabalho também é uma conquista para a fundamentação dos pilares que erguem essa história. A valorização da mulher no mercado de trabalho é ainda mais importante em profissões nas quais a maioria dos cargos é ocupado por homens.

Do terceiro trimestre de 2019 para o terceiro semestre de 2020, a participação das mulheres empregadas no mercado de trabalho no Brasil aumentou em 0,4%. Ainda de acordo com o IBGE, o nível de ocupações em cargos por sexo, em 2020, no Brasil, para mulheres foi estimado em 38,1%; enquanto o de homens, 57,3%. Historicamente, as mulheres ainda possuem uma participação menor que a dos homens no mercado de trabalho, porém, esse dado tem diminuído. 

A valorização da mulher no mercado de trabalho é um progresso pouco considerável. Por isso, se faz necessário a reestruturação dos padrões vigentes no mercado, gerando melhores espaços de oferta de oportunidades para o crescimento contínuo de carreira dessas profissionais.  

Reconhecimento do espaço da Mulher Engenheira

Com a escolarização necessária, o lugar da mulher se amplia dentro da profissão que escolher trilhar. Nesse sentido, a Engenharia se torna uma boa opção. Afinal, a aplicação de conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos resulta em uma estrutura sólida de carreira no mercado. Assim, o profissional se torna capaz de projetar, gerenciar e executar obras civis, contribuindo para a construção dos alicerces econômicos e sociais da cidade.

Segundo o IBGE, as mulheres possuem uma maior escolaridade em relação aos homens. Devido à entrada precoce dos homens ao mercado de trabalho, as mulheres ganham destaque em relação à trajetória escolar: “na faixa dos 25 a 44 anos de idade, 21,5% das mulheres tinham completado a graduação, contra 15,6% dos homens.” Reconhecer esse esforço e dedicação é fundamental no processo de valorização da mulher no mercado de trabalho. 06

Dia Internacional da Mulher na Engenharia

A Women’s Engineering Society (WES), associação das mulheres engenheiras no Reino Unido, criou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado em 23 de junho. Essa data se faz importante para ampliar a visibilidade e fortalecer o espaço que as mulheres vêm ganhando na profissão.

A MIP Construtora tem um grande apreço pela equipe de mulheres engenheiras que compõem o time na construção civil. Construído com muito estudo e determinação, o trabalho de vocês é o resultado de um futuro melhor. Convidamos vocês, mulheres, a ocuparem cada vez mais esses espaços, liderando pelo exemplo de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Continue nos acompanhando aqui pelo blog e nos siga nas redes sociais.

Compartilhe:

Outras publicações

Assistentes virtuais e controle de voz: O novo padrão das casas modernas
Veja mais
2025: Um ano que consolida a evolução da MIP e da Janeiro com a certificação ISO 14001
Veja mais
O que é uma gleba e por que essa é a nova tendência dentro do mercado imobiliário?
Veja mais
Apartamento na planta ou pronto? Descubra os prós e contras antes de decidir
Veja mais
Fale conosco via Whatsapp
Fale conosco via Chat