Como higienizar sua casa corretamente para se prevenir do COVID-19?

Descoberto recentemente, em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, o novo coronavírus (COVID-19) provoca uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos se enquadram no grupo de risco da doença. 

Com o avanço da pandemia, condutas vêm sendo tomadas a fim de evitar a contaminação e o avanço do COVID-19 no mundo. Além de medidas básicas de higiene,  como higienizar bem as mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel por pelo menos 20 segundos.  

 A preocupação se espalha à medida que os casos da doença crescem exponencialmente em diversos países no mundo, inclusive no Brasil. A informação continua sendo o modo mais eficaz de prevenção. Para isso, separamos alguns cuidados indispensáveis para te ajudar a se proteger do coronavírus.  

Quais medidas de combate ao coronavírus estão sendo tomadas no Brasil? 

O isolamento da população vem sendo adotado aos poucos no Brasil e, por enquanto, é a alternativa mais eficaz para evitar a disseminação da doença e o colapso do nosso sistema de saúde. Além dos cuidados pessoais de higiene básica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma atenção maior também na limpeza e higienização da casa, principalmente em tempos de quarentena.

O que se deve fazer para higienizar o ambiente domiciliar corretamente? 

Como higienizar sua casa corretamente para se prevenir do COVID-19?

A limpeza de todos os cômodos da casa é fundamental para evitar a transmissão do COVID-19. Recomenda-se fazer a higienização de pisos e banheiros ao menos duas vezes ao dia, com água sanitária e água. O uso do álcool 70% INPM também é recomendado em todas as superfícies da casa.  Outros cuidados podem ser tomados, como:

  1. Retire os calçados antes de entrar em casa;
  2. Higienize o celular ao menos uma vez por dia com álcool isopropílico; 
  3. Toalhas de rosto, talheres e outros objetos devem ser usados individualmente;
  4. Garanta que os ambientes estejam sempre bem arejados, com portas e janelas abertas;
  5. Limpe todas as superfícies de contato constantes: pias, maçanetas, assentos de sofá, cadeiras, etc.

Como preparar sua casa para a convivência com infectados por coronavírus?

Como higienizar sua casa corretamente para se prevenir do COVID-19?

Para evitar a contaminação do vírus em não infectados, recomenda-se a separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e o não compartilhamento de mesmos espaços da casa. O ideal é destinar um quarto e banheiro de uso exclusivo da pessoa suspeita ou infectada pelo COVID-19. Caso não seja possível, aconselha-se manter pelo menos 2 metros de distância

O cômodo ocupado pela pessoa deve estar sempre com a porta fechada e com a janela aberta, para que tenha uma fonte de ventilação constante – não é indicado o uso de ar-condicionado. Outro ponto, a roupa de cama deve ser trocada todos os dias. Deve-se embalar os lençóis e fronhas em um saco plástico antes de levar para a máquina de lavar. 

O uso de máscaras também é recomendado, além de separar resíduos em lixeiras diferentes, uso de sabonete líquido para banho e higienização das mãos. Nos ambientes compartilhados da casa, a pessoa infectada deve estar o tempo todo com a máscara N95. O modelo é indicado pelo seu grau de proteção. O seu filtro de ar bloqueia pelo menos 95% das partículas presentes no ar em suspensão e é usada na proteção contra doenças de transmissão via aérea, como o coronavírus.

Animais de estimação podem contrair o coronavírus?  

Animais de estimação não precisam ficar em isolamento domiciliar, segundo especialistas. Ainda não existe evidências que o animal contrai o COVID-19 ou a sua transmissão para humanos. O que se sabe é que os animais pegam um outro tipo de coronavírus, já prevenido por vacinas V8 e V10. 

Assine nossa Newsletter e acompanhe nossas redes sociais para novidades. 

Compartilhe:

Outras publicações

Fazendas Terras de Minas: convenção de vendas e oportunidades
Veja mais
5 dicas infalíveis para receber bem os convidados em casa
Veja mais
Tudo sobre o projeto social da MIP: solidariedade, engajamento voluntário e impacto social
Veja mais
Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp