Home office: dicas para manter a produtividade mesmo trabalhando de casa

 Com a escalada de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, novas medidas foram adotadas a fim de evitar a exposição ao covid-19 no ambiente de trabalho. O Ministério da Saúde recomenda o regime remoto de trabalho como a primeira e mais eficaz medida a ser tomada pelas empresas. Caso não seja possível, ações como horários reduzidos, equipes em rodízio ou férias antecipadas devem ser assumidas.

O home office pode ser um desafio para colaboradores e gestores, principalmente para aqueles que nunca experimentaram antes a modalidade de trabalho. A rotina remota demanda organização, alinhamento entre lideranças e colaboradores, além da construção de processos práticos e estratégicos que facilitem a comunicação e as entregas. 

O cenário pede adaptabilidade de toda a equipe de trabalho. A MIP Edificações reuniu cinco dicas  para te ajudar a se adaptar mais rápido à nova rotina, confira!

Home office: dicas para manter a produtividade mesmo trabalhando de casa

1. Escolha um local de trabalho 

Home office: dicas para manter a produtividade mesmo trabalhando de casaOrganize seu ambiente de trabalho: compreenda que você irá precisar de um ambiente calmo e tranquilo. Opte  por um espaço bem iluminado e ventilado para ser seu ponto fixo de trabalho. Dê preferência para locais silenciosos da sua casa, isso irá facilitar a comunicação durante videochamadas. Lembre-se de verificar o desempenho do Wi-Fi todos os dias, assim você terá um melhor desempenho ao realizar suas demandas do dia. 

2. Estabeleça uma rotina de trabalho 

Para evitar problemas no home office, a organização é fundamental. Determine o seu horário de trabalho e momentos de distração nos quais você pode parar para fazer um lanche ou tomar um café. É fundamental que você comunique ao seu time os momentos que estará ausente, seu expediente e suas funções diárias. Assim, você irá conseguir demarcar as fronteiras entre trabalho e descanso. 

3. Seja flexível e se comunique com frequência com a equipe 

É importante que o colaborador, durante o regime remoto de trabalho, seja flexível no que tange às suas demandas. Saber priorizar as urgências é fundamental no processo. Além disso, a comunicação com a equipe é fundamental para compreender tanto a nova dinâmica de trabalho quanto para ter a visão macro do que está sendo executado. Seja transparente com os líderes e mantenha diálogos constantes com a sua equipe. 

4. Organize suas demandas do dia 

O planejamento de suas demandas deve ser a primeira tarefa a ser realizada no dia. Assim, você pode comunicar aos seus colegas suas entregas diárias, além de ter mais foco no percurso. Use ferramentas que te ajudem a planejar e organizar as tarefas, por exemplo, o Trello – ferramenta que ajuda tanto no desempenho quanto na comunicação com a equipe.  

5. Fique atento às emoções  

Uma conduta importante em tempos de incerteza: cuide da sua saúde mental. Diante do fluxo de informações sobre a pandemia do novo coronavírus, fique atento aos seus sentimentos. Busque viver de maneira saudável e reflita os possíveis aprendizados deste momento no futuro. Além disso, evite o excesso de informações, utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas e, se possível, faça terapia on-line.

Se você também estiver em trabalho remoto, conta pra gente como está sendo a sua experiência. Compartilhe seu comentário conosco! Acompanhe nossas novidades em nosso blog e redes sociais. Assine também a Newsletter da MIP Edificações para receber em primeira mão nossos conteúdos exclusivos. 

Compartilhe:

Outras publicações

Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Decoração funcional: como otimizar seu espaço
Veja mais
O Bem-Estar de Morar Perto de Áreas Verdes
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp