Como montar uma adega de vinhos em casa

Os apaixonados por vinho sabem que a melhor forma de conservá-los é com a ajuda de uma adega. Nesse espaço, você pode guardar seus rótulos favoritos durante um bom tempo. Mas, é importante conhecer os rótulos certos para estar pronto para qualquer situação e saber como montar uma adega básica.

Como montar uma adega

Todo mundo tem um tipo de vinho favorito, mas é importante estar preparado para diferentes situações. Portanto, o básico para se começar uma adega é ter 10 tipos de vinhos, conseguindo manter rótulos ecléticos. São eles:

  • 1 espumante
  • 1 branco leve
  • 1 branco encorpado
  • 1 rosé
  • 2 tintos leves
  • 2 tintos médios
  • 2 tintos encorpados

Essa é uma relação básica e pode variar de acordo com o tamanho da sua adega e com a quantidade de bebida que você pretende ter à disposição. Entenda para que serve cada tipo de vinho.

Espumante

O espumante é ideal para comemorações, como aniversários, festas de fim de ano ou conquistas profissionais. Uma boa opção é escolher um espumante brut, que é ácido e doce na medida certa, e consegue agradar aos mais variados paladares.

Branco

Os vinhos brancos podem ser leves ou encorpados, dependendo da escolha do rótulo. Para o estilo  leve, a indicação é um vinho com uvas como o Sauvignon Blanc, Albariño e Riesling. Eles harmonizam bem com frutos do mar, peixes, saladas e alimentos com pouca intensidade.

Porém, se você prefere um vinho branco encorpado, uma boa sugestão são as  uvas Chardonnay, Semillon ou Trebbiano. Esses rótulos podem acompanhar peixes ou frutos do mar com molhos mais encorpados, e até carnes de aves e porco.

Rosé

Os vinhos rosé combinam muito com o calor do Brasil e harmonizam perfeitamente com uma grande quantidade de pratos. Regiões como Provence, Languedoc e Loire, na França, ou até países como Chile e Argentina são alguns dos grandes produtores.

Tinto

O vinho tinto leve combina bem com os dias mais frios e harmoniza com pratos sutis. Invista em uvas Pinot Noir e Gamay que formam vinhos com uma boa acidez. Os tintos médios são mais escuros. Os rótulos mais populares na América do Sul são Carménère e Merlot.

Já os tintos encorpados têm o sabor mais intenso e harmonizam com sabores mais marcantes. Portanto, a dica é apostar nas uvas Cabernet Sauvignon, Tannat ou Syrah.

Adega climatizada

Além de se preocupar com os rótulos, é importante ter em mente o local adequado para armazenar os vinhos. No Martim 440, você tem uma adega climatizada com wine locker por apartamento. O empreendimento foi todo desenvolvido pensando no seu bem-estar e tem mais detalhes que vão fazer você se apaixonar. São apartamentos a partir de 83m² com 3 quartos e uma área de lazer premium. Tudo isso no melhor do bairro Santo Agostinho.

Compartilhe:

Outras publicações

Confira 5 técnicas para receber bem os seus amigos e familiares em casa.
Veja mais
Tudo sobre o projeto social da MIP: solidariedade, engajamento voluntário e impacto social
Veja mais
Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp