Mulher na Engenharia: um espaço de ressignificação e respeito

Ao longo dos anos, as mulheres vêm conquistando os seus lugares, influenciando outras mulheres a também serem donas do seu próprio processo. Com a dedicação aos estudos na área de construção civil, o trabalho das mulheres engenheiras contribuem para uma edificação pessoal, agregando cada vez mais ao espaço profissional. 

Mulher na Engenharia: conquista de um pilar social

Ressignificar o espaço de trabalho também é uma conquista para a fundamentação dos pilares que erguem essa história. A valorização da mulher no mercado de trabalho é ainda mais importante em profissões nas quais a maioria dos cargos é ocupado por homens.

Do terceiro trimestre de 2019 para o terceiro semestre de 2020, a participação das mulheres empregadas no mercado de trabalho no Brasil aumentou em 0,4%. Ainda de acordo com o IBGE, o nível de ocupações em cargos por sexo, em 2020, no Brasil, para mulheres foi estimado em 38,1%; enquanto o de homens, 57,3%. Historicamente, as mulheres ainda possuem uma participação menor que a dos homens no mercado de trabalho, porém, esse dado tem diminuído. 

A valorização da mulher no mercado de trabalho é um progresso pouco considerável. Por isso, se faz necessário a reestruturação dos padrões vigentes no mercado, gerando melhores espaços de oferta de oportunidades para o crescimento contínuo de carreira dessas profissionais.  

Reconhecimento do espaço da Mulher Engenheira

Com a escolarização necessária, o lugar da mulher se amplia dentro da profissão que escolher trilhar, e a Engenharia se torna uma boa opção. A aplicação de conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos se traduzem em uma estrutura sólida de carreira ao mercado. O profissional se torna capaz de projetar, gerenciar e executar as obras civis, ajudando a construir os alicerces econômicos e sociais da cidade.

Segundo o IBGE, as mulheres possuem uma maior escolaridade em relação aos homens. Devido à entrada precoce dos homens ao mercado de trabalho, as mulheres ganham destaque em relação à trajetória escolar: “na faixa dos 25 a 44 anos de idade, 21,5% das mulheres tinham completado a graduação, contra 15,6% dos homens.” Reconhecer esse esforço e dedicação é fundamental no processo de valorização da mulher no mercado de trabalho. 06

Dia Internacional da Mulher na Engenharia

Criado pela Women’s Engineering Society (WES), associação das mulheres engenheiras, no Reino Unido, dia 23 de junho é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Essa data se faz importante para ampliar a visibilidade e fortalecer o espaço que as mulheres vêm ganhando na profissão.

A MIP Construtora tem um grande apreço pela equipe de mulheres engenheiras que compõem o time na construção civil. Construído com muito estudo e determinação, o trabalho de vocês é o resultado de um futuro melhor. Convidamos vocês, mulheres, a ocuparem cada vez mais esses espaços, liderando pelo exemplo de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Conheça mais sobre a MIP Construtora e acompanhe também as nossas redes sociais

Compartilhe:

Outras publicações

Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Decoração funcional: como otimizar seu espaço
Veja mais
O Bem-Estar de Morar Perto de Áreas Verdes
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp