Organizar mudança: confira 5 dicas de como fazer

Organizar a mudança para a casa nova pode ser um desafio para muitas pessoas. Para evitar situações de estresse, é preciso muito planejamento – principalmente para aqueles que estão iniciando uma nova fase na vida e se mudando pela primeira vez. 

Antes da mudança, é necessário certificar que a casa nova já está pronta para receber os novos moradores. Quem adquirir um imóvel ainda na planta conta com a possibilidade de adequar ambientes e espaços e, assim, evitar obras futuras quando a chave do empreendimento é entregue. 

Para te ajudar nesse processo tão esperado, separamos 5 dicas incríveis para te ajudar a tornar este momento especial e prazeroso. É só continuar a leitura! 

1. Organize a mudança

Conhecer os espaços do novo imóvel é fundamental para organizar a mudança. Assim, você saberá o que pode ser aproveitado e o que poderá ser doado ou descartado. O planejamento dos ambientes também é importante, e você poderá contar com a ajuda de um arquiteto neste projeto para deixar o imóvel mais compatível com o seu estilo de vida. 

Especialistas afirmam que separar objetos de acordo com os cômodos pode facilitar a organização. O uso de caixas de papelão com tags que identificam os itens ajuda na localização de forma rápida e ágil. Pode-se também optar pela contratação de uma empresa especializada para auxiliar o processo e, assim, economizar tempo e minimizar o estresse e a ansiedade. 

2. Analise o que pode ser descartado 

Faça uma triagem dos objetos, roupas, móveis e decida levar apenas o que será útil. Desapegue de itens em desuso e que podem ocupar espaços na sua casa nova. Para facilitar o processo, divida em 4 etapas: 

  • Prioridade: objetos que você irá reutilizar na casa nova. 
  • Venda: itens que não foram utilizados por você nos últimos seis meses ou mais; se os objetos estiverem em bom estado, eles poderão ser vendidos. 
  • Doação: objetos em desuso que podem ser doados para vizinhos, amigos e/ou instituições de caridade.
  • Reciclagem: itens que podem ser restaurados e utilizados na casa nova.  

3. Embale a mudança de forma estratégica

Identifique os itens nas caixas e separe-as por tamanho (pequenas, médias e grandes). Lacre as caixas para que nada seja perdido durante a mudança e, caso necessário, use plástico bolha para evitar que objetos frágeis quebrem durante o transporte. Caixas de plástico transparente podem facilitar a organização nos ambientes da casa nova. 

Etiquetar as caixas pode facilitar o desempacotamento e futura organização. Informe qual caixa contém itens de cozinha, decoração, roupas, utensílios de cozinha, acessórios, roupas, entre outros. Além da economia de tempo, esse processo poupa esforço e estresse. 

4. Tenha cuidado no transporte da mudança 

O transporte da mudança é uma das partes mais importantes e, por isso, requer cuidado para que nenhuma eventualidade aconteça e comprometa todo o seu processo de mudança. Caso você opte pela contratação de uma transportadora ou todo um time especializado, esclareça todas as suas dúvidas e se certifique do horário da mudança, assim como o transporte seguro dos itens. 

5.Desempacote itens de forma criteriosa e organizada 

Estabeleça critérios na hora de desempacotar as caixas. Isso pode ser feito de acordo com o cômodo da casa e conforme suas necessidades. Limpe os objetos antes de guardar, principalmente os itens de cozinha, roupas, itens de higiene e enxovais. 

Organize os móveis e itens de acordo com o seu planejamento e organização dos espaços da sua casa nova. Tenha paciência e aproveite cada momento! 

Para acompanhar mais dicas e novidades, acompanhe nosso blog e assine nossa Newsletter. Siga a MIP Edificações nas redes sociais.

Compartilhe:

Outras publicações

Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Decoração funcional: como otimizar seu espaço
Veja mais
O Bem-Estar de Morar Perto de Áreas Verdes
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp