Entenda quais são as taxas e impostos envolvidos no processo de compra de um imóvel

Para 2020,  especialistas esperam um mercado favorável para a compra de imóveis, segundo a Revista Exame. O cenário para este ano é de juros na mínima histórica, além preços estáveis e o retomada da confiança de investimento no setor. O processo de compra de um imóvel envolve tanto as condições oferecidas pelos banco para financiamento quanto taxas e impostos próprios do processo. 

O conhecimento dessas taxas e impostos ajuda a projetar valores que serão gastos no processo e nas negociações e, assim, evitar futuros prejuízos. Por exemplo, recomenda-se que o comprado, ao iniciar as negociações de aquisição de imóvel, procure um tabelião de notas, local que fornecerá todas as informações necessárias para a segurança da compra e seus custos. 

Entres os custos da compra estão o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a escritura e o registro do imóvel. É importante frisar que empreendimentos novos possuem taxas diferentes de imóveis usados. Por isso, é preciso de planejamento e organização para que todas as particularidades da negociação sejam consideradas.

Escritura do imóvel: entenda o que é e os pré-requisitos para a sua emissão 

Para que o processo de transferência do imóvel seja concluída, é preciso que a escritura do imóvel seja emita. O documento torna válido no processo de negociação entre as partes envolvidas na venda.  No caso de uma compra de imóvel à vista, é preciso procurar um Tabelionato de Notas para confeccionar a escritura, sendo que o valor cobrado é tabelado e oscila de acordo com o preço do bem comercializado. O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil traz os preços detalhados.

Vale lembrar que, se o imóvel for financiado, a Taxa de Contrato de Financiamento substitui a escritura. Nesse caso, os valores também variam de acordo com a propriedade a ser adquirida.   

Registro

O registro do imóvel representa mais uma despesa para o comprador: um valor é cobrado pelo cartório no momento de passá-lo para o nome do novo proprietário. O preço da taxa também depende do bem vendido.

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Presente em todas a transações imobiliárias, o ITBI é um imposto municipal que oscila segundo a cidade e quanto vale do imóvel comercializado. O preço pode chegar a 3% do valor da propriedade e é calculado multiplicando o valor de base (quanto vale o imóvel) pelo percentual estabelecido pelo município. 

Seguros

Quando a propriedade é financiada pelo Sistema Financeiro de Habitação, os seguros para Morte e Invalidez Permanente e Danos Físicos do Imóvel devem ser contratados. As quantias referentes aos serviços estão incluídas nas parcelas do financiamento. 

Avaliação do imóvel

Para comprovar que o valor de venda do imóvel é justo, geralmente os vendedores contratam o serviço de avaliação. Nos casos de financiamento, o banco também faz uma vistoria na propriedade, com o objetivo de comprovar que vale o preço que está sendo pedido. O valor da taxa cobrada depende da instituição financeira ou do corretor responsável pelo serviço.

Certidões

Ao comprar ou vender um imóvel, as partes envolvidas precisam comprovar que não têm dívidas, assim como o próprio bem a ser comercializado. Para reunir a documentação necessária, uma prática comum é contratar despachantes, que cobram preços variados pela prestação de seus serviços.

Corretagem

Por fim, caso você opte pelos serviços de uma imobiliária, outra taxa que deve estar prevista no seu planejamento é a de corretagem. A comissão cobrada por um corretor fica entre 6 e 8% do valor do imóvel.

Essas são a principais taxas e impostos previstas para uma operação de compra e venda no mercado imobiliário. Portanto, atente a cada um dos pontos acima e evite transtornos na hora de fechar negócio.

Aproveite para conhecer um de nossos projetos: o Lourdes 1580. O empreendimento fica na região mais charmosa de BH e oferece uma infraestrutura completa, com requinte na medida certa para quem está em busca de mais qualidade de vida na capital mineira. 

Compartilhe:

Outras publicações

Fazendas Terras de Minas: convenção de vendas e oportunidades
Veja mais
5 dicas infalíveis para receber bem os convidados em casa
Veja mais
Tudo sobre o projeto social da MIP: solidariedade, engajamento voluntário e impacto social
Veja mais
Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp