Investidor: entenda o perfil e como ele se comporta no mercado imobiliário

O investidor precisa conhecer tanto as modalidades de investimento quanto como o mercado imobiliário se comporta. Uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), publicada em março de 2021, estima um novo crescimento para este ano – entre 5% e 10%. 

A estimativa segue a análise realizada no ano passado, na qual o setor imobiliário apresentou uma alta de 9,8% nas vendas e uma queda de 12,3% no estoque. Em 2020, foram cerca de 190 unidades vendidas, com uma média diária de 500 vendas.    

A taxa Selic atingiu sua mínima histórica em agosto de 2020, o que resultou no reaquecimento do setor imobiliário por ser um ativo seguro para investimento e por contar com um potencial de rentabilidade estável ao longo dos anos. Devido às melhores condições de juros e melhores taxas de financiamento, investidores passaram a procurar no setor imobiliário oportunidades de negócio.

Entenda, neste artigo, os perfis dos investidores na atual situação do mercado imobiliário – é só continuar a leitura! 

Mercado imobiliário: entenda as expectativas do setor para 2021 

O comportamento das pessoas mudou drasticamente com a pandemia de Covid-19. A busca por segurança, espaços privativos e qualidade de vida tornou-se prioridade para muitos. Esses fatores tiveram impacto direto no mercado imobiliário – que registrou um crescimento de mais de 9% nas vendas no último ano. 

Somada à redução das taxas de juros, a facilitação de crédito concedida pelos bancos também teve influência no reaquecimento do setor. 2020 registrou uma alta de 10,2% nos financiamentos imobiliários, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Para 2021, a CBIC estima um crescimento de até 10% em unidades comercializadas, um recorde dos últimos cinco anos. 

De acordo com um levantamento da CBIC, em fevereiro de 2021, os principais motivos da intenção de compra que permanecerão neste ano são:  25% buscam sair do aluguel; 16% querem trocar por uma residência maior; 14% desejam investimento para alugar; 13% almejam sair da casa dos pais/morar sozinho; entre outros. 

Entenda o perfil do investidor em 2021

O Apê11, plataforma voltada para a venda de imóveis, registrou um crescimento de 115% nas buscas de investidores por empreendimentos imobiliários entre setembro e outubro, comparado aos dois meses anteriores de 2020. O Comitê de Política Monetária (Copom) explica que a alta  é reflexo da queda da taxa básica de juros – o que impactou a carteira de investimentos. 

Os investidores passam a buscar investimentos voltados para a economia real e de baixo risco. O mercado imobiliário, por isso, voltou a ser uma opção rentável. A pesquisa da Brain Inteligência Estratégica aponta um crescimento da busca por imóveis como modalidade de investimento. De acordo com o estudo, 57% dos respondentes já possuem interesse em investir no mercado, sendo que 13% já aplicam no setor. 

Entre as principais razões estão a rentabilidade, segurança, localização e valorização futura do imóvel. A Brain aponta que os empreendimentos residenciais são a aposta procurada pelos investidores, seguidos de salas comerciais. Segundo a pesquisa, as tipologias mais procuradas são dormitórios de 2 quartos, 33%; studios, 25%; 1 quarto, 22%; e de 3 ou mais, 20%.

Conheça o portfólio da MIP Edificações, aqui, e encontre o empreendimento que conversa com sua carteira de investimentos. A MIP conta com opções residenciais, localizadas nos melhores bairros de Belo Horizonte que, além da localização privilegiada, possuem atributos únicos que facilitam o dia a dia das pessoas. 

Para acompanhar mais dicas e novidades, acompanhe nosso blog e assine nossa Newsletter. Siga a MIP Edificações nas redes sociais.

Compartilhe:

Outras publicações

Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Decoração funcional: como otimizar seu espaço
Veja mais
O Bem-Estar de Morar Perto de Áreas Verdes
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp