Sair de casa, sem sair do bairro: saiba as vantagens de morar na Savassi

Considerada a capital mundial dos bares, Belo Horizonte conta com 9.500 bares, isto é, a cada quilômetro quadrado há uma média de 28 bares. O dado foi levantado pelo setor de geoprocessamento da Prodabel, órgão responsável por gerar informações espaciais sobre a capital. Só na Savassi, bairro de raízes italianas, consta 235 estabelecimentos cadastrados. 

Além da boêmia, Belo Horizonte abriga raízes históricas um tanto que interessantes. Fundada em 1894, a capital é fruto de um projeto político e administrativo do estado de Minas Gerais, com o objetivo de se tornar uma nova e moderna capital. O planejamento buscava reunir localização e infraestrutura de ponta, que unisse tanto a paisagem urbana quanto a paisagem natural da cidade.

Belo Horizonte cresceu mais que o esperado e, hoje, é uma das principais capitais do país. Capital boêmia, diversa e cultural reúne bairros tradicionais e excêntricos que fazem parte da identidade do estado. Um dos bairros mais procurados pelos belorizontinos e turistas é a Savassi, apelido herdado por causa de uma padaria requintada que surgiu no bairro no final da década de 30. 

Savassi: o bairro de raízes italianas que une diversidade e cultura 

Com o crescimento de números de moradores, no final da década de 30, a família Savassi, formada por italianos e mineiros, decidiu abrir uma padaria que, anos depois, tornou-se um embrião de um dos bairros mais populares de Belo Horizonte. De acordo com os dados da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), a padaria se localizava na antiga Praça Treze de Maio, atual Praça Diogo de Vasconcelos. 

Após os anos 1960, a região sofreu grandes transformações, tornando-se uma das principais zonas comerciais da capital, com lojas de renome. Para turistas, a Savassi é um ponto de parada obrigatória. A região abriga boêmia, diversidade e cultura, além de receber todas as tribos cotidianamente.

Saiba as vantagens de morar na Savassi 

Morar na Savassi é ter tudo perto de você: shoppings, farmácias, bancos, restaurantes, lanchonetes, livrarias, supermercados, academias, cafés e lojas dos mais diferentes segmentos. A região possibilita economia de tempo, desde as mais simples obrigações da rotina até lazer e entretenimento. 

Outro ponto é a qualidade de vida. Quem mora na região, muitas vezes, está perto do trabalho e dos serviços que costuma consumir com frequência. A região abriga também duas das principais avenidas da capital: a Getúlio Vargas e a Cristóvão Colombo, sendo assim, uma região estratégica com acesso para todos outros bairros da cidade. 

Com a localização privilegiada da Savassi, é possível se deslocar facilmente para outros pontos da cidade. Além da vasta oferta de linhas de ônibus, a região possui vias estratégicas para se deslocar para regiões históricas do estado, como a cidade de Ouro Preto, Tiradentes e Mariana. Por essas razões, morar na Savassi é garantia de comodidade e qualidade de vida. 

Guia boêmio e cultural: o que fazer na Savassi?

A Savassi abriga um dos melhores bares e restaurantes da capital mineira, além de casas noturnas, cafeterias e centros de exposição. O tradicional Café com Letras, por exemplo, é um dos locais mais famosos por sua carta de drinks e variedade gastronômica. 

O Circuito Cultural da Praça da Liberdade também é um destino procurado por pessoas de todas as idades, por suas peças culturais, shows e exposições de arte. Os prédios dessa área foram feitos, originalmente, para ser o Governo de Minas Gerais, que hoje é localizado na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde. Por isso, os prédios são de Oscar Niemeyer, arquiteto reconhecido mundialmente. 

Agora que você sabe os principais motivos para morar na Savassi, já pensou em adquirir um empreendimento na região? Assine nossa Newsletter e saiba tudo sobre o novo lançamento da MIP Edificações, o Savassi 1022. 

Compartilhe:

Outras publicações

Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Decoração funcional: como otimizar seu espaço
Veja mais
O Bem-Estar de Morar Perto de Áreas Verdes
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp