Aprenda como aplicar a decoração sustentável no seu imóvel

A discussão sobre sustentabilidade está presente em várias esferas da sociedade, além de ser uma questão urgente e que deve ser debatida tanto em níveis econômicos quanto sociais. Buscar por um desenvolvimento que inclua aspectos ambientais é um objetivo global que pode estar presente em vários aspectos, inclusive na decoração do seu imóvel.

Desde 2007, a percepção sobre responsabilidade socioambiental ganhou força e passou a ser um fator de peso na escolha por um produto ou um serviço. Empreendimentos imobiliários já são uma realidade e uma tendência sólida, em nível mundial, para os próximos anos. 

Comprar, usar ou fazer materiais sustentáveis é cada vez mais comum em nossa comunidade. Com o reaproveitamento de materiais, por exemplo, é possível criar decorações sustentáveis e ecológicas que, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, promovem ambientes leves, agradáveis e relaxantes. 

Decoração sustentável: uma tendência mundial 

Nos últimos anos, a decoração sustentável vem conquistando espaços em projetos arquitetônicos de alto padrão por todo o país. Conceitos sustentáveis passaram a ser planejados já nas plantas dos imóveis, como forma de minimizar os impactos ambientais.

Aplicar a sustentabilidade na decoração do seu imóvel requer pouco investimento e escolhas ecológicas e conscientes. A sustentabilidade pode ser aplicada desde a escolha de produtos e materiais que causam menores impactos ao meio ambiente; consciência na utilização e reuso da água; descarte consciente de resíduos; até a reciclagem de materiais. Aderir à sustentabilidade na decoração pode ser mais simples do que imaginamos, confira nossas dicas abaixo.

1. Plantas na decoração

Uma das missões da CASA COR é apresentar tendências e inovações nos ambientes de casas e apartamentos. Daniele Sedo, paisagista que participou do projeto em 2016, sugeriu o uso de plantas nativas, flores e painéis de hortaliças para compor a decoração de forma ecológica e sustentável.

De acordo com a paisagista, plantas e vegetações diversas no interior dos ambientes ajudam a diminuir a temperatura interior, além de contribuir para um ar mais fresco e puro. Para isso, é importante optar por plantas brasileiras, uma vez que elas são mais adaptadas ao nosso clima e são mais fáceis de cuidar. 

Cultivar plantas nativas é importante para a preservação da flora nacional. Invista em Bromélias, Palmeiras, Samambaias, Suculentas, entre outras espécies. Opte por materiais de alta durabilidade e ecológicos, buscando impactar menos o meio ambiente a longo prazo. 

2. Escolha materiais e produtos sustentáveis 

Na hora de escolher os decorativos como móveis, é importante optar por marcas sustentáveis que, por exemplo, utilizam madeira de reflorestamento. Além de não impactar o meio ambiente, eles possuem alta durabilidade. 

Entender a origem dos objetos é fundamental para a construção de uma consciência socioambiental. Opte por fornecedores certificados e que usem madeiras provenientes de demolição ou reflorestamento. 

3. Reutilizar e reciclar 

Reutilizar e reciclar são duas premissas da sustentabilidade. Busque reformar móveis antigos, em vez de descartá-los. Reaproveite objetos de forma criativa e compre em antiquários. Inovar nessa etapa é fundamental, uma vez que objetos simples, como garrafas e canos de PVC, podem criar ambientes sofisticados e modernos. 

Dessa forma, a sustentabilidade será uma atividade constante dentro da sua casa. É importante que atitudes ecológicas sejam praticadas também fora do ambiente doméstico. A construção de uma consciência socioambiental é um esforço diário e responsabilidade de todos. 

Para mais dicas sobre decoração, informações e novidades sobre o mercado imobiliário, assine o nosso Informativo Mensal. Siga a MIP Edificações nas redes sociais.

Compartilhe:

Outras publicações

Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Decoração funcional: como otimizar seu espaço
Veja mais
O Bem-Estar de Morar Perto de Áreas Verdes
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp