Além da estética: os surpreendentes benefícios do paisagismo.

Você já parou para pensar na influência que o paisagismo pode ter no nosso dia a dia? Na maioria das vezes, subestimamos demais o poder da natureza à nossa volta, mas a verdade é que ela desempenha um papel fundamental na qualidade de vida e no bem-estar.

Na nossa rotina corrida é fácil se distrair com compromissos e tarefas, esquecendo de apreciar a beleza natural que nos rodeia. É aí que entra o paisagismo. Quando bem planejado e executado, ele pode criar espaços que nos convidam a desacelerar, relaxar e nos reconectar com a natureza.

Um jardim bem projetado não é apenas um item estético, mas também uma fonte de vários benefícios. Ele pode melhorar a qualidade do ar, fornecendo oxigênio, removendo poluentes e ainda tem a capacidade de melhorar a eficiência energética do espaço. Isso porque plantas bem posicionadas podem proporcionar sombra nos meses quentes, reduzindo a necessidade de ar-condicionado. Além disso, árvores e arbustos podem funcionar como barreiras naturais contra o vento, ajudando a manter a temperatura ambiente confortável.

O  paisagismo também desempenha um papel fundamental na promoção da 

biodiversidade. Árvores, arbustos e flores criam habitats para insetos, pássaros e outros animais, contribuindo para a saúde ecológica. E isso só mostra a importância de um ecossistema saudável, principalmente em meio ao ambiente urbano.

A influência do paisagismo na saúde mental

Para quem vive em grandes centros urbanos, a presença de áreas verdes bem planejadas pode ser uma boa dose de ar puro, tanto literal quanto figurativamente. Esses espaços oferecem um refúgio da agitação da cidade, proporcionando oportunidades para praticar atividades físicas, contemplar a beleza da natureza ou simplesmente para relaxar.

Segundo pesquisa realizada pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro), a proximidade com a natureza está associada a vários benefícios como reduções nos níveis de estresse, ansiedade e depressão.  

Ter um espaço verde para chamar de seu pode ser uma fonte valiosa de tranquilidade em um estilo de vida cada vez mais movimentado.

Os jardins, por exemplo, são lugares maravilhosos para a socialização e relaxamento. Imagine ter um espaço ao ar livre onde você pode receber amigos e familiares para um churrasco, um piquenique ou um simples encontro. Momentos de convívio tão preciosos que ajudam a fortalecer os laços com quem realmente importa.

 Valorização do empreendimento

O paisagismo também desempenha um papel significativo na valorização de propriedades. Casas e empreendimentos com paisagismo bem cuidado não apenas se destacam visualmente, mas também tendem a atrair mais compradores e a aumentar seu valor ao longo do tempo.

As pessoas interessadas em alugar ou comprar uma nova casa valorizam não apenas o interior da residência, mas também o ambiente externo. Um paisagismo bem cuidado sugere que a propriedade foi mantida adequadamente e que a estrutura está em excelente estado.

É um aspecto de longo prazo que combina beleza e valorização, tornando-o uma escolha certa para proprietários e investidores.

Paisagismo no interior da casa

Essa é uma tendência crescente que traz a beleza e a serenidade da natureza para os ambientes internos. Utilizando uma variedade de plantas, como suculentas, samambaias, árvores de interior e flores, o paisagismo interno não apenas adiciona um toque de frescor e cor aos ambientes, mas também melhora a qualidade do ar e promove uma sensação de bem-estar como dissemos anteriormente. Além disso, a escolha de vasos e elementos decorativos pode acentuar o estilo e a personalidade do espaço, criando uma atmosfera única e agradável para os moradores desfrutarem. Seja em pequenos jardins de inverno, cantinhos verdes nas varandas ou na decoração de ambientes com plantas de interior, o paisagismo interno proporciona uma conexão valiosa com a natureza mesmo em meio à vida urbana agitada.

 Produtividade para trabalhar

Para quem trabalha de casa, o paisagismo pode servir para ajudar a trabalhar mais feliz e de forma mais produtiva. Seja trabalhando, descansando em casa ou se divertindo em espaços de lazer, saber valorizar o paisagismo é uma excelente ideia. Então, aproveite a oportunidade de trazer a beleza da natureza para o seu dia a dia e desfrute dos inúmeros benefícios que ela oferece.

A MIP e a valorização do paisagismo em empreendimentos

Na MIP Construtora, entendemos a importância do paisagismo em nossos empreendimentos de alto padrão. Criamos espaços que não apenas impressionam visualmente, mas também enriquecem a experiência de vida de nossos clientes. Acreditamos que a natureza e a arquitetura podem coexistir harmoniosamente, proporcionando um ambiente perfeito para se viver.

O S1ON by MIP é um desses empreendimentos. Cercado por um jardim belíssimo, o prédio ganha vida com as árvores e plantas que criam uma harmonia perfeita com sua estrutura imponente. Tanto moradores quanto transeuntes podem ter um contato maior com a natureza com a chegada do empreendimento que surge para trazer ainda mais beleza ao bairro Sion e praticidade, já que a área é permeável e ajuda no escoamento dos altos volumes de chuva. Além do grande espaço verde, as amplas janelas do prédio permitem que a luz solar entre em sua plenitude nos apartamentos e proporciona a contemplação exuberante da vista da Serra do Curral. Além disso tudo, a fachada do S1ON by MIP é revestida com porcelanato com aplicações de pele de vidro e brizze de alumínio. Detalhes únicos que proporcionam uma sensação de aconchego sem igual. 

Todos os detalhes cuidadosamente pensados para transformar cada momento em uma verdadeira experiência.

O paisagismo é muito mais do que uma decoração externa. É um investimento em nossa qualidade de vida e bem-estar. Quem tem a chance de viver assim, aproveite. E quem ainda não tem, não perca mais tempo e comece a pensar no assunto.

Compartilhe:

Outras publicações

Confira 5 técnicas para receber bem os seus amigos e familiares em casa.
Veja mais
Tudo sobre o projeto social da MIP: solidariedade, engajamento voluntário e impacto social
Veja mais
Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
O momento Ideal para Adquirir seu Imóvel
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp