Para incentivar e acelerar a adoção de práticas sustentáveis na construção civil, existe a certificação LEED — Leadership in Energy and Environmental Design. Essa ferramenta avalia critérios de sustentabilidade em uma construção.
De acordo com o ranking mundial de construções verdes da LEED, o Brasil ocupa o 5° lugar entre os países com mais certificações. Atualmente, são cerca de 640 projetos; juntos, eles somam mais de 13 milhões de metros quadrados adequados a esses padrões.
Alguns dos pontos avaliados para obtenção do certificado são a localização do edifício, se a construção se comunica com o entorno, possui fácil acesso a serviços e se aquela área possui algum valor histórico.
Continue a leitura para conferir mais sobre a sustentabilidade na construção civil.
Cidades com espaços inteligentes investem em infraestrutura para otimizar a mobilidade urbana, ampliar áreas verdes e adotar soluções sustentáveis. Dessa forma, buscam melhorar a qualidade de vida dos moradores. Por exemplo, a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção – divulgou um dado levantado pela pesquisa da Technavio, no qual informa um crescimento anual de 23% de investimentos em cidades inteligentes nos próximos quatro anos.
Nesse contexto, o enfoque do desenvolvimento será em áreas de governança inteligente, por meio da associação, tecnologia e comunidade.
Segundo a ABRECON (Associação Brasileira de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), a reciclagem de resíduos sólidos representa, além de tudo, vantagens na diminuição da poluição gerada e das consequências adjacentes. Além disso, contribui para a preservação das reservas naturais de matéria-prima. Esses resíduos, por sua vez, podem ser reutilizados na pavimentação de vias, como por exemplo, agregado para argamassas, concreto não estrutural, cascalhamento de estradas, reforço de aterros e preenchimento de valas de instalações
Com foco na eficiência e no uso racional dos recursos de água e energia, o investimento em geradores fotovoltaicos e painéis solares torna-se uma ação sustentável e, por isso, gera uma maior economia. De acordo com a CBIC, com o objetivo de desenvolver a eficiência energética, os valores de painéis fotovoltaicos vêm diminuindo. Consequentemente, o Brasil tem adquirido mais maturidade em empreendimentos sustentáveis
A construção civil, quando pensada de forma responsável, contribui para a sociedade, a economia e o meio ambiente. De acordo com o World Green Building Council, essa categoria colabora de maneira significativa com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Entre os pontos destacados pela instituição, estão:
Com o objetivo de construir um espaço onde o bem-estar seja prioridade, é fundamental, portanto, solidificar o futuro com responsabilidade sustentável para promover o desenvolvimento social.
O PBQP H, programa para estimular melhorias e qualidade no setor de construção civil, possui um sistema baseado na ISO 9001, o SIAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil. Por isso, o Sistema busca contribuir para a evolução dos patamares de qualidade do setor, envolvendo especialidades técnicas e serviços especializados de execução e gerenciamento de obras, além da elaboração de projetos.
A MIP Construtora é certificada Nível A e conta com um sistema de gestão da qualidade totalmente implantado. Isso envolve o planejamento dos processos, definição de metas, treinamentos, implementação e acompanhamento das ações. Tudo pensado para atender bem clientes, fornecedores, colaboradores e a sociedade.
Continue nos acompanhando aqui pelo blog e nos siga nas redes sociais.