Acerte no preparo do seu pão caseiro no conforto da sua cozinha

2020, impactado pela pandemia de Covid-19, trouxe novos hábitos e tendências de comportamento que tendem a permanecer mesmo após o fim do distanciamento social. Segundo a Galunion, cerca de 93% das pessoas passaram a preparar alguma refeição em casa, 44% desse público já preparavam seus próprios pratos, 31% compram os alimentos e cozinham em casa e 15% das pessoas que preparam suas refeições, adotaram o sistema de delivery de supermercados. 

A tendência, acompanhada com a manutenção da qualidade de vida e saúde, tem grandes chances de permanecer, de acordo com o estudo. Cozinhar é considerado uma terapia  por muitos. O hábito, de acordo com especialistas, é uma ótima aposta para aliviar o tédio e aumentar a autoestima.

A produção de um alimento que tradicionalmente utilizamos em nossa alimentação, como um pão, pode ser uma forma divertida e confortável para praticar essa forma de bem-estar na sua cozinha. Para conferir os benefícios em preparar seu pão caseiro, continue a leitura.  

Entenda a relação entre seu estilo de vida e gastronomia 

Cada vez mais o estilo de vida entre os brasileiros está alinhado com a gastronomia. Uma pesquisa do professor de Food Design Communications no Instituto Europeo de Design (IED), Alexandre Carvalho, afirma que gastronomia, longevidade e estilo de vida estão conectados. Segundo ele, alimentar-se até ter 80% do estômago cheio pode nos garantir mais alguns anos de vida. 

O pesquisador acredita que o estilo de vida de uma pessoa saudável, por exemplo, pode contribuir para o aumento da sua capacidade de planejamento, organização e a potencialização da autoestima. Além disso, cozinhar como forma terapêutica, auxilia no combate ao estresse e ansiedade.

Para uma vida mais saudável, investir em momentos consigo mesmo é fundamental. Cozinhar uma receita especial pode se tornar uma experiência prazerosa no seu dia-a-dia. Aprenda, com a MIP, a preparar seu pão caseiro – a receita mais procurada pelos brasileiros em 2020, segundo o Google Trends

Receita de Pão Caseiro | Aprenda com a MIP 

A produção do seu pão artesanal precisa ter por base o entendimento do processo, mas quem faz a diferenciação dos pratos é você. Partindo do básico, é possível desenvolver receitas de pães recheados, doces ou até mesmo característicos de outros países, como o Marraqueta ou Hallula, populares no Chile; Pão Alentejano, clássico pão português; Ciabatta, pão originado na Itália; Brioche, famosos na França, e por aí vai. 

A MIP preparou uma receita de pão artesanal tradicional que, apesar de simples, pode despertar em você sensações além do paladar. Invista na técnica e se aventure nas preparações.

Pão Caseiro

Ingredientes:

  • 1kg de farinha de trigo
  • 400ml de leite morno
  • 100ml de água morna
  • 100ml de óleo
  • 200g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 ovos
  • 30g de fermento biológico fresco

Preparação:

Em um recipiente, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal. Adicione o leite, a água, o óleo e os ovos, misturando bem a massa. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até formar uma massa macia. Sove a massa e deixe descansar por aproximadamente 1h. Após o crescimento, divida a massa e enrole no formato do seu pão. Coloque na fôrma untada, pré- aqueça o forno e leve para assar em 200°C por aproximadamente 30 minutos. Retire o pão do forno e aproveite o sabor. 

Uma dica prática sobre a produção do seu pão artesanal é utilizar a bancada de granito do seu residencial. A superfície plana possibilita desenrolar a massa e amassar o pão, além de ser fácil de limpar, pois não absorve substâncias, evitando manchas na cozinha. 

Para mais informações sobre saúde e bem-estar, assine nossa Newsletter. Siga a MIP Construtora nas redes sociais.

Compartilhe:

Outras publicações

Tudo o que você precisa saber para começar a pedalar
Veja mais
Estilo de vida | Detalhes que te tornam único
Veja mais
Neuroarquitetura: ambientes planejados para o seu bem-estar
Veja mais
Confira a retrospectiva 2021 da MIP Construtora
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp