Praça da Liberdade une esporte ao ar livre com arquitetura e paisagem

A Praça da Liberdade, localizada na Savassi, é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte, Minas Gerais. O complexo paisagístico e arquitetônico conta com assinaturas renomadas, como a de Oscar Niemeyer. A Praça, ao longo dos anos, tornou-se um ponto de encontro cultural e esportivo dos belo-horizontinos.  

Com a pandemia de Covid-19, a relação das pessoas com atividades esportivas individuais aumentou. Segundo a pesquisa da consultoria especializada Sport Track, 39% do público começou a praticar algum esporte novo, sendo, 23% caminhada, 18% corrida e 10% ciclismo. O estudo também demonstrou que 41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre, e a maioria do público busca, além do hobby, cuidados com a saúde e bem-estar. 

Para prática de esportes ao ar livre, a Praça da Liberdade pode ser uma boa opção na manutenção de uma vida saudável, em conexão com a arquitetura e paisagem da capital mineira. Com 35 m² e uma pista de caminhada de 700 m, o local é iluminado e seguro, possibilitando práticas esportivas a qualquer hora do dia, em um dos cartões postais da cidade. 

Praça da Liberdade: explore práticas esportivas individuais 

Segundo a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no ano de 2020, foi registrada uma onda de crescimento do mercado de bicicletas no Brasil, com uma média de 50% e um pico de 118% no aumento das vendas, em comparação a 2019. Ainda segundo o monitoramento do mercado, devido à falta de componentes e insumos para a linha de montagem de novos produtos, houve filas de espera e, também, um aumento na economia circular, com vendas de bicicletas seminovas. 

O dado ilustra que, durante a pandemia, muitas pessoas passaram a se interessar mais por hábitos saudáveis, por meio de exercícios físicos individuais. Para quem gosta de correr ou pedalar, a Praça da Liberdade é um local tradicional de Belo Horizonte que possibilita a prática de esportes, conectando com o charme urbano da cidade. 

Com a vista do conjunto arquitetônico e paisagístico do local pode se observar a arquitetura do edifício Niemeyer, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Museu de Minas e do Metal, Espaço do Conhecimento UFMG, Palácio da Liberdade, Museu Mineiro, CCBB e muito mais.    

Cuidados nas práticas esportivas 

Ao buscar por um esporte ao ar livre, para se exercitar e aumentar o condicionamento físico, é necessário alguns cuidados essenciais, como: escolher roupas leves e confortáveis, utilizar proteção solar mesmo em dias nublados, atentar-se à hidratação constante, aderir a uma alimentação rica em frutas, legumes e proteínas antes do treino, escolher o melhor horário e lugar para a prática do esporte. 

Devido ao atual cenário de pandemia, também se faz importante cuidados como: o uso de máscara durante a prática esportiva; utilização de álcool em gel 70%, sempre que tocar algum objeto; evitar aglomerações, ao escolher um horário com menor circulação de pessoas; manter uma distância de pelo menos 2 metros das pessoas no local.

A Praça da Liberdade possui a infraestrutura ideal para corridas, caminhadas e ciclismo e se localiza em um ponto central da cidade, ligando o centro com os bairros de Lourdes e Funcionários. 

Pensando no seu bem-estar dentro e fora de casa, a MIP Construtora possui empreendimentos localizados a poucos passos da Praça da Liberdade, conheça a opção de imóvel que se conecta melhor ao seu estilo de vida. 

Compartilhe:

Outras publicações

Tudo o que você precisa saber para começar a pedalar
Veja mais
Estilo de vida | Detalhes que te tornam único
Veja mais
Neuroarquitetura: ambientes planejados para o seu bem-estar
Veja mais
Confira a retrospectiva 2021 da MIP Construtora
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp