Sustentabilidade ganha força na Construção Civil

Buscando incentivar e acelerar a adoção de práticas sustentáveis na construção civil, a ferramenta de certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – pode avaliar critérios de sustentabilidade de uma construção.

Segundo o ranking mundial de construções verdes da LEED, o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking de países com mais certificações, com cerca de 640 projetos que totalizam mais de 13 milhões de metros quadrados que se adequam a esses padrões.

Alguns dos pontos avaliados para obtenção do certificado são a localização do edifício, se a construção se comunica com o entorno, possui fácil acesso a serviços e se aquela área possui algum valor histórico. 

Continue a leitura para conferir mais sobre a sustentabilidade na construção civil.

Cidades Inteligentes e Sustentabilidade na Construção Civil

Cidades com espaços inteligentes investem em infraestrutura visando a otimização de mobilidade urbana, áreas verdes e soluções sustentáveis, para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção – divulgou um dado levantado pela pesquisa da Technavio, no qual informa um crescimento anual de 23% de investimentos em cidades inteligentes nos próximos quatro anos. O enfoque do desenvolvimento será em áreas de governança inteligente, por meio da associação, tecnologia e comunidade. 

Segundo a ABRECON – Associação Brasileira de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, a reciclagem de resíduos sólidos representa vantagens na diminuição da poluição gerada e consequências adjacentes, preservando também as reservas naturais de matéria-prima. Esses resíduos podem ser reutilizados para a pavimentação de vias, como agregado para argamassas, concreto não estrutural, cascalhamento de estradas, reforço de aterros e preenchimento de valas de instalações. 

Com foco na eficiência e uso racional dos recursos de água e energia, o investimento em geradores fotovoltaicos e painéis solares torna-se uma ação sustentável e gera uma maior economia. De acordo com a CBIC, em busca do desenvolvimento de eficiência energética, os valores de painéis fotovoltaicos vêm diminuindo, e o Brasil vem adquirindo mais maturidade em empreendimentos sustentáveis.

Construção Civil: Entenda os impactos da sustentabilidade 

A construção civil, pensada de forma responsável, contribui para a sociedade, economia e meio ambiente. De acordo com a World Green Building Council, a categoria da construção civil colabora de forma significativa aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Alguns dos pontos apresentados pela instituição são:

  • Edifícios sustentáveis podem melhorar o bem-estar, saúde e produtividade das pessoas; 
  • O segmento da construção civil gera empregos, impulsionando a economia; 
  • A sustentabilidade construtiva atua como motor de cidades e comunidades mais eficientes; 
  • As produções e consumos responsáveis otimizam o processo de reaproveitamento das matérias-primas; 
  • A economia de água reduz os danos ambientais. 

Visando a construção de um espaço no qual o bem-estar é prioridade, a solidificação do futuro com responsabilidade sustentável é fundamental para o desenvolvimento social.

MIP Construtora: Controle de Qualidade Sustentável 

O PBQP H, programa para estimular melhorias e qualidade no setor de construção civil, possui um sistema baseado na ISO 9001, o SIAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil.O Sistema busca contribuir para a evolução dos patamares de qualidade do setor, envolvendo especialidades técnicas e serviços especializados de execução e gerenciamento de obras, além da elaboração de projetos.

A MIP Construtora é certificada Nível A, com um sistema de gestão de qualidade implementado em sua totalidade, envolvendo o planejamento dos processos, definição de metas, treinamento, implementação e monitoramento de ações para atendimento das necessidades de clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade.

Para mais informações sobre o mercado imobiliário, assine nossa Newsletter. Siga a MIP Construtora nas redes sociais.

Compartilhe:

Outras publicações

Tudo o que você precisa saber para começar a pedalar
Veja mais
Estilo de vida | Detalhes que te tornam único
Veja mais
Neuroarquitetura: ambientes planejados para o seu bem-estar
Veja mais
Confira a retrospectiva 2021 da MIP Construtora
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp