Lourdes: um novo conceito de morar bem

Em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) da capital mineira foi de 0,810, o que situa o município na faixa de Desenvolvimento Humano Muito Alto (IDHM entre 0,800 e 1). De acordo com o Atlas Brasil, o cálculo do IDHM leva em conta os critérios de expectativa de vida, renda e escolaridade. 

Em Belo Horizonte, o índice de expectativa de vida é de 0,856, seguido de Renda, 0,841; e de Educação, 0,737. Isso coloca a cidade como uma das melhores capitais para se viver no Brasil. Além disso, alguns bairros da capital possuem IDHM semelhantes ao da Noruega, país considerado o melhor país para se viver, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A capital mineira abriga o Circuito da Liberdade, complexo cultural voltado para arte, cultura e preservação do patrimônio cultural da cidade. Além da Praça da Liberdade, o Circuito conta com o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e a ocupação da Praça em diversos eventos ligados à arte e à cultura.       

Para além disso, Belo Horizonte é uma cidade conceituada como Smart City, termo usado para as cidades inteligentes, que utilizam tecnologias para integrar suas redes de serviço para avançar e melhorar questões, como a mobilidade, segurança e investimento em temas sociais. 

Sendo uma das melhores capitais para se viver no país, Belo Horizonte abriga bairros nobres e charmosos. Entretanto, o bairro de Lourdes se destaca por apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de BH e também possui um dos melhores índices sociais do estado de Minas Gerais. Por isso, nos últimos anos, a procura por imóveis no bairro de Lourdes vem aumentando consideravelmente. O bairro concentra desde casarões antigos até condomínios modernos e de alto padrão. 

Bairro de Lourdes: localização privilegiada, comodidade e praticidade

O bairro de Lourdes, região nobre da Zona Sul da capital mineira, concentra moradores de classe média e alta. Além disso, a região conta com localização privilegiada com vias de acesso para outros distritos da cidade, como Centro, Santo Agostinho e Savassi. O projeto urbanístico de Lourdes conta com serviços e comércios locais que facilitam o dia a dia dos moradores, além da vasta opção gastronômica e de bares na região. 

Considerado o metro quadrado mais valorizado de Belo Horizonte, o bairro conta também com diversas opções de lazer que incluem a Praça da Liberdade, o Memorial da Vale, o Teatro Bradesco, o Minas Tênis Clube e o tradicional shopping Diamond Mall. 

Área de constante valorização e com crescimento planejado  

A história do bairro de Lourdes conversa com a construção da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, nos anos 1920. O bairro já estava planejado no projeto original da cidade de Belo Horizonte, no intuito de abrigar famílias nobres vindas de Ouro Preto, após a transferência da capital do Estado. 

Isso explica a infraestrutura e a arquitetura particular da região que continua sendo uma área nobre, com projetos diferenciados e luxuosos. Por isso, o bairro é considerado uma boa opção para investimentos, principalmente por estar em constante processo de valorização. 

Se interessou pelo bairro de Lourdes? Experimente viver na área mais charmosa de Belo Horizonte com o mais novo empreendimento da MIP Edificações, o Lourdes 1580. Assine nossa Newsletter para receber nossas novidades e siga a MIP nas redes sociais! 

Compartilhe:

Outras publicações

Fazendas Terras de Minas: convenção de vendas e oportunidades
Veja mais
5 dicas infalíveis para receber bem os convidados em casa
Veja mais
Tudo sobre o projeto social da MIP: solidariedade, engajamento voluntário e impacto social
Veja mais
Tendências de Decoração para 2024: Elegância com Peach Fuzz
Veja mais
Ligamos para você
Fale conosco
Whatsapp